sexta-feira, 20 de abril de 2012

Preservar a Memória Cultural Local.


Preservar a Memória Cultural Local.

Morro da Providência ganha guia cultural.

Jovens moradores se reuniram para escolher e mapear locais culturais da comunidade que não podem ser esquecidos
Ruas, ladeiras e becos do Morro da Providência guardam histórias da Região Portuária que até os moradores desconheciam. Agora, a primeira favela da cidade do Rio de Janeiro tem um registro de locais turísticos e históricos identificados por gente que mora na área. Seis jovens da Providência foram selecionados para participar do Intercâmbio JuventudeArte, que tem como objetivo levantar informações sobre iniciativas culturais para lançamento de um guia. O projeto Intercâmbios JuventudeArte é iniciativa do programa Juventude Transformando com Arte, promovido pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) e patrocinado pelo Instituto Light.

Jovem organiza mapeamento de pontos de interesse do Morro da Providência
Foto: Ratão Diniz

Além do Morro da Providência, Tabajaras, em Copacabana, e Salgueiro, na Tijuca, também participaram do projeto. Foram nove fins de semana de reuniões e descobertas de tesouros culturais escondidos em cada uma das comunidades. Segundo Angela Nogueira, coordenadora do programa Juventude Transformando com Arte, o alicerce do projeto é o intercâmbio entre jovens de diferentes comunidades. "Esse encontro ajuda a fortalecer em cada jovem o conhecimento e a apropriação da história do lugar onde eles vivem. Isso é essencial para promover a cultura e formar novos líderes comunitários", explicou a coordenadora.

Ao todo, 30 jovens mapearam suas comunidades com o auxílio de uma metodologia criada especificamente para o projeto. Primeiramente, as pessoas mais antigas foram identificadas. Dessa forma, os jovens puderam ter conhecimento da história de cada local e selecionar os pontos mais interessantes. Posteriormente, foi elaborado um texto descrevendo e contando a importância de cada lugar escolhido. "Os jovens também agruparam locais com conteúdos semelhantes e desenharam diferentes circuitos, como o Circuito Histórico, Circuito Musical, Circuito Arte e Beleza, entre outros", explica Angela. A metodologia de pesquisa e mapeamento foi construída com a ajuda do Instituto de Arte Tear e do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Infância (Ciespi).

Construção dos mapas das comunidades foi colaborativa. Foram nove finais de semana de reuniões.
Foto: Edmilson de Lima

O Morro da Providência teve 36 locais mapeados e cinco circuitos criados: Festas, Paisagens, Musical, Histórico e Educação, Cultura e Esporte. Está láo Museu da Dona Dodô, primeira porta-estandarte da Portela que guarda em sua casa todas as suas fantasias.. "Para mim, o mais legal do projeto foi conhecer lugares que eu nem sabia que existiam", admira-se a estudante Joyce da Silva, de 23 anos, que participou do grupo que mapeou a Providência. "No caso do Morro da Providência, esse reconhecimento e a pesquisa dos espaços da comunidade foram muito importantes para os seis jovens que participaram, principalmente por causa das mudanças que a região vem sofrendo com o projeto de revitalização do porto", acrescentou Angela Nogueira.

Os mapas produzidos foram distribuídos em cada comunidade do projeto e também no seu entorno.
Última atualização: 18/04/2012

Nenhum comentário: