segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Tese.Candidato á Presidente da Zonal Grande Tijuca.
Tese para candidatura a presidência da Zonal Grande Tijuca.
É possível reformar a sociedade pacificamente, através da vontade política e participação popular?
Socialismo: Conjunto de doutrinas que se propõem a promover o bem comum pela transformação da sociedade e das relações entre as classes sociais mediante a alteração do regime de propriedade. (Aurélio)
Socialismo Democrático: Garante a propriedade, a participação popular, pluralidade de partidos e as liberdades individuais. Possibilita a igualdade de oportunidades, auxiliando o crescimento da individualidade.
Como Fourier (1772-1837), considero natural que haja ricos e pobres; Mas,como Proudhon (1809-1865), me bato pela igualdade de oportunidades e deste discordo,quando criticava o poder do Estado.
Hodiernamente tem-se o Estado como o promotor do bem estar social. É seu fim precípuo prover o bem comum! Algumas medidas tomadas pelo governo Lula, tem fundamentos no século XVIII, como bancos oficiais oferecendo crédito á juros mais baixos,forçando a concorrência comercial a fazer o mesmo,beneficiando toda sociedade; Universalização da educação,em todos os níveis,como forma de dar condições de mobilidade social ao indivíduo; Autonomia da classe trabalhadora na organização da sua luta contra a exploração capitalista; Redução da jornada de trabalho; Aumento dos salários; Construção de escolas,enfim...estas últimas preconizadas pelo britânico Owen (1771-1858)!
A humanidade está em contínuo movimento. Passamos por vários modos de produção desde as sociedades primitivas,quando não havia propriedade privada,até os dias atuais com o modo de produção capitalista, que está ruindo. Como pôr fim a lógica da reprodução do operário como operário, e do capitalista como capitalista?
Como Marx, sabemos que o Estado não supera a contradição de interesses da sociedade civil, pois está á serviço da classe dominante!
Norberto Bobbio, no início do século XX, traz a idéia do neocontratualismo, qual seja: As forças sociais devem continuar agindo sem cessar, num processo constante e renovado, tendo no Estado o ponto de encontro da diversidade e do embate das forças, mediante as quais se dará o pacto social. Traz ainda, a idéia da democratização da vida social como um todo,estendendo mecanismos de discussão e livre decisão á organismos como trabalho,lazer,cultura,etc.
Resgatemos, por oportuno, a meu ver, as idéias deste notável político e professor de filosofia do direito.
No campo teórico, temos pontos de aproximação com a social democracia. Ambos rejeitam a violência revolucionária para implantação do Socialismo, buscam superar o Capitalismo por meios democrático-parlamentar e não querem separar Socialismo e Democracia!
Qual a diferença? O Estado! Para nós o Estado não é minimalista,ao contrário,atua como gestor e promotor do bem estar social e trata de forma desigual, os desiguais, na medida de suas desigualdades. Foca o Povo, não o Mercado!
Aplicamos, no Socialismo, o princípio do Comunismo, qual seja: De cada um, segundo sua capacidade; A cada um, segundo suas necessidades.
A meu juízo, estamos em plena luta entre a vanguarda e os elementos que não querem mudanças por egoísmo, para manter o status quo. O projeto Socialista Democrático do PT, representa a luta entre o progresso e as forças conservadoras, entre o novo e o velho!
O Partido dos Trabalhadores deve conduzir o Brasil á compatibilização da economia socialista com a política democrática, ou seja: Igualdade de oportunidades com liberdade individual. Nesse sentido, adaptar-se ás necessidades de novas formas de gestão do patrimônio público e privado, impedindo privilégios ou exploração e garantindo igualdade de oportunidades de trabalho e acesso aos bens produzidos pela sociedade.
AVANTE BRASIL!
Diante do exposto, pergunta-se:
O que o PT propõe para o pós - crise econômica mundial para o Brasil?
Qual a proposta para superação do Capitalismo-Neoliberalismo?
Constatação pessoal e Propostas:
No próprio partido, há uma elite dominante que exclui e explora, no mínimo como cabos- eleitorais, os menos favorecidos econômica e intelectualmente, afastando-os dos centros de poder e de decisão. A base militante numerosa, gravita em torno de detentores de mandato e afins.
A recém criada Escola de Formação Política deve efetivamente fazer uma espécie de “Recall Político” de todos os filiados. Convocar todos, em seus respectivos Municípios, a fazerem os cursos de formação, seja presencial ou á distância.
Nossos encontros, mesmo de Delegados, são encarados como festa! Crachás são levantados nas votações, sem o menor critério, muitas vezes sem a menor reflexão do que está sendo proposto!
Viabilizar a sede administrativa da Zonal Grande Tijuca em local de fácil acesso do conjunto da militância e que comporte um número razoável de pessoas nos encontros, deliberações e reuniões.
Viabilizar dotação orçamentária para manutenção e projetos.
No âmbito da zonal, promover formação política dos filiados para surgimento de novos quadros dirigentes. Realizar conferências, encontros, debates e seminários regularmente, como forma de politização e atualização da militância.
Manter sistema de informação da rotina do Partido para todos os filiados no âmbito da zonal, via e-mail ou qualquer outro meio de comunicação.
Por tudo isto, sou candidato a Presidente da Zonal Grande Tijuca e submeto meu nome ao conjunto de filiados para apreciação das minhas idéias e propostas.
Rubinho da Divinéia
Coordenador do Núcleo PT-Divinéia
Ex-candidato a Vereador
Estudante de Direito
Produtor e Redator do Jornal de Bairro”Rubinho da Divinéia Jornal”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário