quinta-feira, 22 de julho de 2010

#OnibusLimpo.Eu Apóio!


Brasil desenvolve tecnologia de ônibus movido a hidrogênio.

Paulo Emílio de Miranda, coordenador do projeto do ônibus movido a hidrogênio na Coppe/UFRJ, explica que o novo ônibus é silencioso, não emite poluentes e só libera vapor d'água. (Cortesia de Somafoto)

RIO DE JANEIRO, Brasil – O ônibus movido a hidrogênio pode se tornar o principal transporte público na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.

O veículo, que é o primeiro projeto do gênero com tecnologia 100% brasileira, foi desenvolvido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

O ônibus é um veículo híbrido, silencioso, que não emite poluentes e libera apenas vapor d'água. Tem autonomia de viagem de até 300 km sem recarga e é alimentado de forma híbrida, utilizando energia elétrica e energia produzida por meio de bateria alimentada com hidrogênio.

“O hidrogênio desempenhará no século XXI o mesmo papel que o petróleo no século XX”, comentou Paulo Emílio de Miranda, coordenador do projeto na Coppe, durante apresentação do novo ônibus no início deste ano.

Contrapondo-se ao petróleo, o hidrogênio “é menos poluente e fácil de se obter. É o futuro do transporte [público]”, acrescentou.

A partir deste mês, o protótipo percorrerá o campus da UFRJ para transportar professores e estudantes. Até o final do ano, o veículo será utilizado pela empresa Real no trajeto entre os aeroportos Santos Dumont e Antonio Carlos Jobim no Rio de Janeiro.

A companhia que irá fabricar os ônibus ainda não foi definida, mas Miranda adiantou que o modelo movido a hidrogênio custará de três a cinco vezes mais do que os tradicionais.

As autoridades brasileiras também estão engajadas na promoção do uso de carros elétricos.Governo também estuda criação de um centro de desenvolvimento de novas tecnologias para carros híbridos e elétricos

Segundo a mídia, uma força tarefa, que inclui os ministérios da Fazenda, Meio Ambiente, Desenvolvimento e Ciência e Tecnologia, está estudando a redução de impostos para o programa de veículos elétricos que será apresentado ao governo federal. Atualmente, incide sobre os carros elétricos a maior alíquota do setor: 25%.

Fonte:Nelza Oliveira para Infosurhoy.com

Nenhum comentário: