sábado, 25 de julho de 2009

Cultura e Comunicação.



Contribuição ao Debate da Democratização dos Meios de Comunicação no Brasil.


Por: Rubinho da Divinéia.
Estudante de Direito;
Ex-Candidato á Vereador no Rio de Janeiro;
Coordenador do Núcleo PT – Divinéia;
Produtor e Redator do Jornal de Bairro “Rubinho da Divinéia Jornal”.


Tive o prazer e o privilégio de participar da Conferência Sudeste de Cultura, que se realizou no Rio de Janeiro, na Lapa.
Participaram várias personalidades do meio, além de políticos como o Dep. Fed. Luiz Sérgio e outros (as) e também a Secretária Nacional de Cultura do PT, Morgana Eneile que conduziu os trabalhos.
Em rápida conversa com alguns dos conferencistas, inclusive de outros Estados que não da região sudeste, expressei minha preocupação não apenas com o direito á cultura, mas, também, com o Direito e a Cultura!
O Direito, enquanto conjunto de normas que perpassa e rege toda a vida em sociedade e suas relações, a Cultura, direito que toda pessoa humana tem e que faz parte dos elementos de humanização das relações interpessoais.
Temos em nossa Constituição Federal, no capítulo III, seção II, art° 215, as diretrizes básicas da cultura. Entre os seus parágrafos e incisos, destaco o parágrafo 3°, inciso IV que diz: “Democratização do acesso aos bens de cultura”. No art° 216, destaco o § 3°, verbis:“ a lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais”.
Portanto, a regulação do direito á cultura encontra previsão e amparo legal na própria CRFB/88, que rege a República. Poder-se-ia dizer que, ao não promover tal acesso, e pior, ao não universalizar tal acesso á cultura, o Estado é, no mínimo, negligente!

Durante as discussões, ficou patente o problema da concentração de concessões de canais de TV e rádio, além do problema da regionalização do conteúdo da produção destes veículos, sem falar na propriedade cruzada de vários meios, ao mesmo tempo. Busca-se desconcentrar e democratizar os meios, todos os meios de comunicação no Brasil.
Na CRFB/88, no capítulo V, artº 220, § 5 lê-se: “os meios de comunicação social não podem,direta ou indiretamente,ser objeto de monopólio ou oligopólio.” Gente,não é o que vemos no Brasil,e não é de hoje!
Vou além! Ainda na Carta Magna, no art° 221 diz : “ A produção e a programação das emissoras de rádio e TV atenderão aos seguintes princípios: I- preferência a finalidades educativas,artísticas,culturais e informativas; II- promoção da cultura nacional e regional e estímulo á produção independente que objetive sua divulgação; III- regionalização da produção cultural,artística e jornalística,conforme percentuais estabelecidos em lei; IV- respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.” Finalmente o artº 223 diz que “é competente o poder executivo... e depende de aprovação do congresso nacional”... Atentem para o § 5° deste art° que diz: “ o prazo da concessão ou permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze para as de televisão.”
Portanto, companheiros (as), estão nas mãos do PT enquanto governo e dos que militam na área, fazer valer o que está previsto na lei maior do País!

Não é tarefa fácil! Governos anteriores, descompromissados com os interesses do povo, permitiram que grandes grupos de comunicação se encastelassem em nosso país e não se preocupassem com a questão da diversidade cultural do nosso povo.

Mas não é impossível! O programa de governo do Partido dos Trabalhadores para a disputa em 2010, deve assegurar ao povo brasileiro que a continuidade de nosso projeto político para o Brasil, passa por fazer valer a CRFB/88! Sem perseguições, revanchismo ou coisa que o valha.
Com Competência, Justiça e dentro da Legalidade, democratizaremos as meios de comunicação no país, para benefício de todo o povo brasileiro.

CUMPRA-SE!

3 comentários:

Valeria Ribeiro disse...

Olá Rubinho,
Esse tema tem sido alvo de constantes discussões e deve ser analisado com a devida atenção,pois sabemos que uma parcela significativa de nossos parlamentares querem que essa situação de insegurança permaneça do mesmojeito para que continuem controlando,manipulando e distorcendo as informações.
Há alguns dias li uma matéria no site da Ong Viva Rio a respeito desse assunto:Radiodifusão Comunitária.
Tramita na Câmara a proposta de Emenda a Constituição(PEC)360/09,do Deputado Manoel Junior(PSB-PB),que estabelece a competência dos municípios para legislar sobre Radiodifusão Comunitária.Hoje,somente a União pode legislar sobre o assunto.Para Manoel Junior não faz sentido a União decidir sobre um assunto local.Ele observa que o alcance restrito das Rádios Comunitárias,as particularidades locais e o papel de relevante interesse público que desempenham em cada comunidade fazem com que essa política seja de natureza essencialmente municipal,ou seja,da mesma forma que é tarefa do município decidir se vai construir uma escola ou um posto de saúde,o município também deve decidir a esse respeito.Na opinião do parlamentar o processo atual é burocrático,lento,caro e pouco transparente.Segundo ele alentidão do processo é que leva inúmeras emissoras a operar na CLANDESTINIDADE.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania analisará a admissibilidade da proposta.Se aprovada,a PEC será examinada por uma Comissão Especila e,posteriormente votada pelo Plenário.
Agora é torcer para seja que aprovado continuar manifestando nossa insatisfação e lutar para acabar com a 'demonização'contra as RÁDIOS COMUNITÁRIAS.É isso aí amigo Rubinho,penso que é chegada a hora de reivindicar nossos direitos de maneira inteligente para que no futuro( bem próximo )o nosso canal de comunicação deixe de ser estigmatizado e sendo alvo de preconceitos,pois todos nós sabemos que esse discurso de que "Rádio Pirata" derruba avião 'é conversa para boi dormir'.O que os detentores dos meios de comunicação oficial querem émanter o 'status quo',e para fortalecer essa idéia utilizam o discurso preconceituoso e sem consistência.
Adorei expressar minhas idéias,um abraço e continue na luta por um Brasil mais justo.

Valeria Ribeiro disse...

Olá Rubinho,
Foi com muito interesse que li esse seu discurso em defesa da nossa representatividade nos meios de comunicação.Parabéns pela ótima colocação!!!Seus comentários são muito pertinentes e eu acredito que possam realmente contribuir de forma efetiva para que as autoridades competentes possam manifestar uma sensibilidade maior diante desse assunto.O que não podemos mais permitir é a disseminação do discurso preconceituoso que os donos,os proprietários dos 'grandes veículos de comunicação insistem em internalizar nas camadas mais desinformadas da sociedade.Eu gostaria de aproveitar a oportunidade e dizer que segundo o site da Ong Viva Rio, tramita na Câmara a proposta de Emenda a Constituição(PEC)360/09,do deputado MANOEL JUNIOR(PSB-PB),que estabelece a competência dos municípios para legislar sobre Radiodifusão Comunitária.Hoje,somente a União pode legislar sobre o assunto.Para Manoel Junior,não faz sentido a União decidir sobre um assunto local.Ele observa que o alcance restrito das Rádios Comunitárias,as particularidades locais e o papel de relevante interesse público que desmpenham em cada comunidade fazem com que essa política seja de natureza essencialmente municipal;assim como é tarefa do município decidir se vai construir uma escola ou um posto de saúde, o mesmo deve acontecer com as Rádios Comunitárias.Na opinião do parlamentar, o processo atual é burocrático,lento,caro e pouco transparente.Segundo o deputado Manoel,a lentidão do processo atual é o que leva a inúmeras emissoras a operar na CLANDESTINIDADE.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania vai analisar a admissibilidade da proposta.Se aprovada,a PEC será examinada por uma Comissão especial e,posteriormente votada pelo Plenário.
Só nos resta por enquanto,aguardar,torcer para que essa proposta seja aceita e colocada em prática e continuar lutando e reivindicando nossos direitos.Afinal de contas esse discurso de que "Rádio Pirata" derruba avião é 'conversa para boi dormir'.O que os proprietários dos 'grande meios de comunicação querem, é continuar no comando, manipulando,distorcendo as informações e desarticulando o povo por meio do preconceito da marginalização e da demonização das Rádios Comunitárias.
Parabéns Rubinho!!!!Continue na luta.Grande abraço!!!

123456 disse...

valeu valeria ribeiro arrebentou..