quinta-feira, 7 de julho de 2011

Modo PeTista.



Ministro participa de encontro do setor pesqueiro na Bahia

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, participou, nos dias 04 e 05 de julho, do 16º Encontro dos Pescadores na Bahia, em Salvador. A solenidade de abertura do evento, organizado pela Federação dos Pescadores da Bahia (FEPESBA), reuniu milhares de pescadores e contou ainda com a presença do governador Jaques Wagner.

“Precisamos reafirmar que a criação do Ministério da Pesca e Aqüicultura foi uma decisão acertada. Vamos trabalhar para dar ao setor a importância e o fortalecimento que ele merece. Essa é a orientação da presidenta Dilma Rousseff”, destacou o ministro.

O governador Jaques Wagner ressaltou o potencial pesqueiro baiano. “Temos a maior costa litorânea, com quase 1,2 mil quilômetros e muitos rios bons para pesca. Precisamos fazer com a piscicultura familiar e a aquicultura familiar o mesmo que estamos fazendo com a agricultura familiar da Bahia, dar apoio na compra de equipamentos, aquisição de embarcações, enfim, dar o suporte necessário para que os trabalhadores e seus familiares tenham o sustento garantido”, afirmou.

O estado da Bahia, reunindo as diferentes modalidades de pesca, já é o terceiro maior produtor de pescado do Brasil, com mais de 121 mil toneladas. Ao todo 100 mil famílias baianas vivem direta ou indiretamente da pesca. Entre as ações do MPA no estado destacam-se a criação de 45 telecentros para atender as comunidades pesqueiras, a alfabetização de 30 mil pescadores e a implantação de 11 fábricas de gelo. O MPA também está construindo um terminal pesqueiro público em Ilhéus.

“Temos ainda muito trabalho pela frente, mas os avanços obtidos através da ação do ministério são visíveis e têm transformado para melhor a vida de milhares de pescadores”, disse o ministro Luiz Sérgio, que também participou da mesa de abertura do encontro.

Durante o evento, também foi realizado o 2º Seminário Nacional da Pesca Artesanal, com representantes de 23 estados da federação. O ministro Luiz Sérgio aproveitou a oportunidade para se reunir com os presidentes das federações estaduais e ouviu as principais reivindicações do setor.

Copyright © 2010 MPA Todos os direitos reservados - Ministério da Pesca e Aquicultura - SBS Quadra 02 lote 10 bloco "J" - Ed. Carlton Tower
Telefone: 0xx(61) 2023-3000

Nenhum comentário: