sábado, 20 de agosto de 2011

Desenvolvimento X Ambiente Saudável





Desde o advento do Capitalismo o ato de comsumir, inerente á condição humana, vem sendo incentivado á exaustão.
Do Consumerismo, passou-se ao Consumismo desenfreado, e , pior, em escala global!
Uma minoria detentora dos meios de produção e, com auxílio luxuoso de ideologias que mascaram a realidade, determina o que produzir, quanto e como consumir mundialmente.
Nessa escalada de ganância econômica e poder político, por vezes justificada até atravéz de religiões, o ser humano é o que menos importa.
O que dizer então do Meio Ambiente, nessa inversão axiológica?!
Há sinais evidentes em toda parte do globo terrrestre, da saturação e do limite a que se está chegando a natureza, solapada a golpes tecnlógicos que só servem para aumentar a produção e a exploração do homem pelo homem.
O resultado mais elementar desse consumismo desenfreado e que não se tem dado a devida atenção, e não apenas no Brasil, é a questão do lixo proveniente dessa ação humana, pessoal, restrita a cada um e á todos nós!!
O descarte de modo irresponsável, tanto quanto a produção de bens postos no mercado pelas indústrias, sem respeito ao Ambiente, tem causados enormes prejuízos aos povos em toda parte.
No sentido de equacionar essa situação, entendo que a Lei 12.305/2010 vem ao encontro dos anseios de pessoas engajadas na mitigação desses enormes danos causados por esse binômio Produção/Descarte Irresponsável de bens, embalagens, enfim...
Necessario que os entes federados, notadamente os Municípios, atuem com energia, utilizando sua Lei Orgânica, seu Plano Diretor, Estatuto das Cidades, Lei dos Resíduos Sólidos, tudo estribado na CRFB/88, e com a participaçao necessária da Sociedade para avançar na busca do Desenvolvimento e Consumo Sustentável.
Saudações Ecologicas!!!

Nenhum comentário: